ENGANADOS PELA APARÊNCIA

Algumas de nossas notícias

ENGANADOS PELA APARÊNCIA

Tivemos um número elevado de quadrilhas que tem invadido prédios para assaltarem residências de orientais. A notícia foi veiculada da seguinte forma:

Pelo menos 50 apartamentos de coreanos foram alvo de ladrões – Cinquenta apartamentos de proprietários coreanos foram invadidos por ladrões nos últimos meses em oitos bairros de São Paulo, segundo levantamento do Consulado da Coreia.

Apenas no Bom Retiro, no Centro, foram pelo menos 9 casos, como mostrou o Bom Dia São Paulo.Em nota, a Secretaria da Segurança informou que desde 2013 registrou 47 casos de roubos e furtos a residências de imigrantes orientais que vivem na capital paulista e disse que prendeu seis ladrões em flagrante e identificou outros quatro. A polícia diz que está investigando a participação de estrangeiros nos crimes. Na maioria dos ataques, quem abriu caminho para os assaltantes foram jovens orientais. Por isso, os criminosos costumam passar sem dificuldades pelas portarias.  (Fonte: // g1.globo.com//, de 22/01/15).

Nos últimos meses essa modalidade de delito e modus operandi dos bandidos tem crescido na cidade de São Paulo inclusive sendo jovens orientais as maiores agentes desses assaltos. Observando-se os fatos percebe-se que mais uma vez os ladrões se aproveitam da fragilidade do sistema de controle de acesso dos prédios para cometerem seus delitos e invadirem os condomínios.

Estando dentro do edifício eles arrombam os apartamentos, e cometem os crimes levando dinheiro, joias, dólares, celulares e até veículos, sendo que na grande maioria se aproveitam da ausência dos moradores e empregados. Através disto constatamos, mais uma vez, a ingenuidade e falta de preparo técnico do colaborador  que não confirmam a identidade das pessoas que querem entrar no condomínio, a veracidade das informações e se esses indivíduos são realmente moradores do local.

Visto tudo isto concluímos que não podemos esquecer em se manter cadastro atualizado de todos moradores bem como de seus familiares e empregados a fim de facilitar o trabalho da portaria e aumentar a segurança do condomínio. Além de que, os prédios devem possuir sistemas de controle de acesso informatizados e, de preferência, com fotos de todas pessoas que entram no condomínio.

Mas para isso funcionar bem, há a necessidade de que os empregados de portaria sejam treinados e preparados para identificarem situações suspeitas e que causem dúvidas no momento de controle de acesso a fim de se evitar que sejam enganados pela aparência de sujeitos que se passam por condôminos, seus parentes, visitas ou mesmo colaboradores destes.

E por fim, os moradores devem estar conscientes sobre a importância em se  seguir as regras e normas de segurança do condomínio, colaborando e fazendo com que outros envolvidos no convívio do prédio também a cumpram, tudo para o bem-estar e proteção de todos.

(*) JOSÉ ELIAS DE GODOY é especialista de Segurança em Condomínios e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”.Fale com ele pelo e-mail elias@suat.com.br