A ENTRADA DA GARAGEM É UM PONTO ESSENCIAL NA SEGURANÇA DOS CONDOMÍNIOS

Algumas de nossas notícias

A ENTRADA DA GARAGEM É UM PONTO ESSENCIAL NA SEGURANÇA DOS CONDOMÍNIOS

Um fato envolvendo ocorrência em um condomínio, na Chácara Klabin,  Zona Sul da Capital chama atenção sobre o tema. O assalto se deu em condomínio de classe social média alta e o que mais chamou atenção foi a maneira com que acessaram o condomínio, sendo veiculado da seguinte maneira: Quadrilha faz arrastão em prédio na Zona Sul.

Armado com pelo menos cinco fuzis, um grupo de cerca de 15 criminosos permaneceu, entre as 17h30 e 20h30  no Condomínio Saint James, localizado na Rua Domingos Augusto Setti, na Chácara Klabin, zona sul de São Paulo. Entre os moradores que tiveram os apartamentos invadidos está um desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ocupando um Fox cinza, parte dos bandidos não teve dificuldade alguma em entrar no prédio, pois a abertura foi feita pelo próprio porteiro, dominado em seguida, já que o sistema de controle remoto acionado pelos moradores está desde a última segunda-feira, 11, inoperante, à espera da troca de uma peça, que ainda não foi encontrada pela equipe de manutenção do condomínio. Fonte: O Estado de S. Paulo

Mais uma vez observamos que os bandidos se aproveitaram da fragilidade nas entradas do condomínio para invadirem o prédio.

Na entrada de veículos deve-se tomar um cuidado especial uma vez que é um acesso de alta vulnerabilidade nos prédios. O controle remoto deve ser anti-clonagem e com sistema de identificação pela portaria, além de possuir acionamento de pânico em sua botoeira a fim de informar o porteiro qualquer situação emergencial.

Para tanto faz-se necessário que tais equipamentos estejam ligados e em perfeito funcionamento a fim de não ser surpreendido por ações delituosas deste estilo. Os gestores dos condomínios devem estar atentos para que a manutenção dos equipamentos não tenham falha, quer seja a preventiva ou mesmo a corretiva, tudo para que funcionem corretamente e de forma que não causem surpresas no momento de necessidade e urgência.

Acrescido a isto, deve-se ter uma seleção e recrutamento eficiente no que diz respeito aos funcionários do condomínio aliado a obrigatoriedade em  treiná-los. Muitos síndicos acham desnecessário gastar-se com cursos específicos, buscando-se uma especialização. Ledo engano, pois onde existem pessoas prestando serviços para outras, a única forma de se modificar comportamentos distorcidos é através de um bom treinamento, que deixa de ser um gasto para ser um excelente investimento, visto que o retorno vem através de uma maior qualidade na mão-de-obra de portaria, acarretando com isto um nível satisfatório de Segurança para todos condôminos.

Agindo-se preventivamente é que se poderá minimizar esses risco e dificultar o acesso daqueles que querem se aproveitar dessas vulnerabilidades e nos fazer vítimas de suas artimanhas.

 Sobre JOSÉ ELIAS DE GODOY

(*) JOSÉ ELIAS DE GODOY é especialista de Segurança em Condomínios e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”.Fale com ele pelo e-mail elias@suat.com.br